terça-feira, 31 de maio de 2011

CÉU E INFERNO


A maioria das doutrinas religiosas indicam uma nova vida (ou vida eterna), após a rápida passagem do homem sobre a terra, assim sendo, para onde iremos após a morte terrena, já que existe mesmo essa vida além? Essa pergunta deixa uma enorme reflexão sobre as ações de Deus perante ao homem, a interpretação mais utilizada para essa vida além da terra é interpretada na noção de Céu e Inferno. Mas será que realemente é essa a explicação? O que seriam e como seriam esses "lugares"?
A explicação mais usada pelas doutrinas religiosas é a de que o céu seria o paraíso, um lugar onde nada falta, sem turbulências e onde reina a paz, para onde são encaminhados todas as almas daqueles que fizeram o bem e seguiram os ensinamentos de Deus na sua vida terrena, daquelas pessoas que seguiram pelo "caminho estreito", ou seja, caminho longo e dificil, cheio de pedras e espinhos na qual prevalece a fé para conseguir vencê-lo. Ao contrário disso, o inferno seria o lugar onde vão as almas perdidas, que praticaram o mal em sua vida terrena, aquelas almas cujo as quais seguiram pelo "caminho largo", caminho mais fácil de ser seguido, no qual qualquer um entra fácil e não consegue sair ou se livrar, onde não precisa de esforço nenhum para poder seguir, onde reina a pervesidade, por isso recebiam essa "morada" para sua "vida eterna", um lugar sombrio, onde as dores e o sofrimento são constantes.
Entretanto, não seriam essas interpretações apenas uma forma de representação usada pelas doutrinas religiosas? É bem provável que sim, pois a bíblia é um livro cheio de enigmas e passagens onde a interpretação é constante, assim, é prciso ser bem cauteloso ao utilizar certeza no que se lê.
Podemos imaginar, que com a existência de uma "vida eterna", a alma de cada ser voltaria para terra, em forma de uma nova vida, ou seja, daí vem o caso de que, quem praticou o bem voltaria para a vida no corpo de alguém tranquilo, bem sucedido, de alguém que terá uma vida confortável, sem turbulências, assim sendo, esse seria o seu paraíso. Pelo contrário, quem fosse condenado ao inferno, voltaria no corpo de alguém sofrido, cuja a vida seria cercada de perigos e desconfortos, de misérias constantes, sem nenhum sossêgo, esse seria o inferno.
Porém pode-se perguntar, como saberia que alguém vai ter uma vida sofrida ou confortável antes mesmo dessa pessoa viver? Daí vem mais alguns enigmas da palavra de Deus, na qual em algumas doutrinas religiosas se refere ao destino traçado por Deus para cada ser vivo, antes mesmo de sua existência. Desse modo, vai da interpretação e crença de cada um acreditar ou não na vida eterna, no céu e inferno e, em todos os enigmas criados por Deus, que mostram sua superioridade infinita diante do homem (criação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário